quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Brasil cai no ranking!

Rankings são bons para campeonatos de futebol, desfiles de escolas de samba e concursos públicos. Para medir desenvolvimento, rankings são quase que completamente inúteis. Mas a midiazona adora um ranking, principalmente quando o Brasil está mal na parada. Então, saiba que o Brasil caiu no ranking... da carga tributária.

O Brasil estava na 21ª posição no ranking da carga tributária, em 2009. Em 2012, o Brasil caiu para a 33ª posição no ranking da carga tributária da fundação ultraconservadora The Heritage Foundation. Nossa carga continua a mesma, mas os outros países...

Note que metade dos países com carga tributária mais alta que o Brasil é de países desenvolvidos. E quase todos são mais ricos que nosso país. Imposto alto é coisa de país desenvolvido.



Fonte: List of countries by tax revenue as percentage of GDP

Um comentário:

  1. Também é preciso considerar a origem das informações utilizadas no ranking. É comum a mídia omitir observações em relação aos dados, que informam alguns critérios específicos. O mundo não é formado por cubos padronizados que se encaixam perfeitamente. Cada local possui sua maneira própria de organização, e isso, muitas vezes, é deformado nos rankings, quando determinados aspectos são considerados, enquanto outros não são, melhorando ou piorando o posicionamento dos países.
    Além disso, esse jornalismo pessimista implantado em várias empresas brasileiras é um exemplo de golpismo. Não adianta dizer que é por causa da audiência, porque o público gosta, para chamar a atenção ou outras desculpas esfarrapadas. Se os meios de comunicação tivessem uma postura progressista ou positiva, venderiam do mesmo jeito, teriam a mesma audiência, e o publico gostaria da mesma forma, pois o consumo da informação é um hábito. Com notícia boa ou ruim, as pessoas continuam ligando a TV ou o rádio, da mesma forma. Então, porque não priorizar as notícias boas? Porque elas não merecem o mesmo tratamento das notícias ruins? Porque os meios de comunicação tentam nos convencer de que nada de bom acontece?

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