terça-feira, 3 de dezembro de 2013

PISA 2012: Brasil continua um dos mais eficientes países em Educação

Foto Agência Brasil/EBC
A OCDE divulgou o resultado do teste PISA 2012, que mede a capacidade dos adolescentes de resolverem problemas escolares e da vida real.

Imediatamente a midiazona conservadora tem ataques de viralatismo lancinante e mancheteia: "Brasil nos últimos lugares em Educação".

Só que não.

O óbvio ululante, como diria Nélson Rodrigues, é que países mais ricos quase que automaticamente terão notas mais altas neste teste. O que deve ser comparado é o grau de riqueza dos países e o resultado do PISA. Foi o que fiz nas planilhas abaixo. Comparei a pontuação conforme o Produto Interno bruto per capita. Isto é, quanto o país é rico por cada ponto obtido. Ordenei as planilhas pelos países mais eficientes em Educação, aqueles cujo PIB per capita por ponto PISA foi menor.

A conta não é exatamente esta. Deveria ser o quanto cada país investiu em Educação, mas estas planilhas já dão uma ideia do que queremos demonstrar.



Planilha no Google Docs.

4 comentários:

  1. Eu gostei muito do seu blog. Parabéns pela forma e conteúdo "subversivos".

    ResponderExcluir
  2. José Antonio,

    Sugiro que publiques também a tabela sobre o quanto cada país investiu em Educação. Claro que é muito mais difícil de apurar… ;)

    Outra: converter para a mesma moeda e relativizar com a alíquota de imposto de cada país. ;)

    Abração e obrigado por compartilhar a tua apuração honesta! ;)

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Hélio!
    Acho que neste estudo mais recente há os dados sobre percentagem do PIB aplicada à educação. Vou sair em busca.
    Abs.

    ResponderExcluir