terça-feira, 28 de outubro de 2014

Parabéns, servidores públicos!

Parabéns pelo dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público brasileiro.

E para os desinformados que reclamam do "inchaço da máquina pública" brasileira e "péssimos serviços públicos", aqui vai a proporção de servidores públicos em vários países do mundo. Dados da insuspeita OCDE.


Repare que os países mais civilizados do mundo tem mais de 30% de servidores públicos na força de trabalho, enquanto que o Brasil tem pouco mais de 11%. Um dos motivos de não termos serviço público "padrão FIFA" é que temos poucos servidores, além de termos uma arrecadação 4 ou 5 vezes menor do que a dos países ricos (4 mil dólares per capita, contra 19 mil dólares per capita, p.ex.).

4 comentários:

  1. Muito legais as tuas análises, José Antônio. É fundamental sabermos debater sobre o Estado de Bem-Estar Social Brasileiro com base em dados e informações, afinal nossa grande mídia está viciada em opiniões travestidas de reportagens e, geralmente, deturpam a realidade. Para poder compartilhar os teus textos, acredito que seria interessante tu colocar links para as fontes, tais como o referido estudo da OCDE.

    ResponderExcluir
  2. Valeu o prestígio, Mallet!
    Vou tentar obter a fonte dos dados (o gráfica acima é da Economist).

    ResponderExcluir
  3. Você não levou em conta a arrecadação. O Brasil gasta 40% do que arrecada apenas para pagar esses mamadores de plantão! País ultramente inchado sim!

    ResponderExcluir
  4. Isto é outro assunto, Felipe. É uma sangria, mas não é 40% do que arrecada que é gasto na dívida. É cerca de 8%, o que já é escandaloso: mais do que para a Educação e para a Saúde. Se o Brasil gastasse 40% pagando a dívida, ela já estaria paga em menos de 3 anos. (Ela já foi paga, mas ao longo de mais de uma década). Esses 40% são uma ficção contábil. É o total da dívida "rolada".
    Abraço!

    ResponderExcluir