segunda-feira, 24 de agosto de 2015

A contabilidade do Programa Mais Médicos

A extrema-direita brasileira vem atacando os números apresentados pelo governo Dilma em relação ao programa Mais Médicos. A captura de tela, ao lado, mostra um destes ataques.

Mas o analista de desenvolvimento da SERPRO Charles Pilger questiona os questionadores na própria página do veículo:
"Seriam 9 atendimentos por segundo se todos os atendimentos fossem no mesmo dia, mas levando em conta que em um ano (tirando fins de semana) temos 252 dias úteis e que em 2 anos temos 504 dias temos que: 63 milhões divididos por 14 mil divididos pelo número de dias do programa (504, só para reforçar) dá cerca de 9 atendimentos por dia. É um atendimento a cada 49 minutos, caso a gente leve em conta somente dias úteis e plantões de 8 horas.
"Sinceramente? Tem que mandar o jornalista que escreveu esse matéria de volta pro ensino fundamental, visto que ele não sabe fazer um cálculo básico desses."
Veja a tabela com os dados:

Médicos 14.000
Pacientes diários por médico 9
Total de pacientes diários 126.000
504 dias 63.504.000

O crédito da "barriga" -- como são chamados os erros jornalísticos -- deve ser creditada ao colunista Cláudio Humberto, que confundiu o ponto decimal com o separador de milhar.

2 comentários:

  1. E a conta do ditador Fidel Castro ficando bem gorda!

    Você tem plano de saúde? Usa o SUS?

    ResponderExcluir
  2. Dinheiro que é reaplicado em escolas de medicina e programas de ajuda humanitária pelo mundo.
    Sim, tenho plano de saúde e tenho SUS. Fui muito bem atendido no SUS e só esperei meia hora. Menos do que alguns médicos do plano me fizeram esperar.

    ResponderExcluir