segunda-feira, 26 de junho de 2017

O mito do "estado inchado" no Brasil

Os liberais conservadores adoram pregar o estado mínimo. Bradam contra o "estado inchado" no Brasil. Provas? Dados? Nada. Apenas achismo. Coincidentemente, parecem ser os mesmos que reclamam que o estado não funciona. Pois aqui está uma das razões pelas quais o estado brasileiro não tem um funcionamento ótimo. Em uma lista com 99 países do mundo mais a OCDE, com a porcentagem de trabalhadores que são funcionários públicos, o Brasil está na 74ª posição. Tem três vezes menos servidores públicos do que países desenvolvidos. Na Suécia (Ops! Na Noruega), uma em cada três trabalhadoras está no setor público, por exemplo.
 

Fonte: Wikipedia.

6 comentários:

  1. Home que calculava, as eleiçao estão chegando ai, tem como você fazer um copiladão com todos os dados possiveis do período do PT, e clora colocar links das fontes.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bolsa!
    Vou tentar fazer. Mas uma cara bom com isso é o economista Fernando Nogueira da Costa, da Unicamp. Ele tem produção diária em https://fernandonogueiracosta.wordpress.com/author/fernandonogueiracosta/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ok , vou da um olhada, mas minha ideia era ter todos os indicadores com fontes para imprimir.

      Excluir
  3. Olá, há muito informações fundamentais no Blog, a maioria da The Heritage Foundation, tens como disponibilizar as fontes primárias de onde tira os dados das tabelas? Há links?

    ResponderExcluir
  4. Olá, Gregório!
    Basicamente, são informações da OCDE, da fundação Heritage, e informações com fontes confiáveis compiladas pela Wikipedia. Eventualmente, alguma coisa do banco Mundial.

    ResponderExcluir
  5. Para ser justo você deveria levantar a massa salarial desses 12% no setor público e a massa salarial de todos demais brasileiros. O serviço público virou um fim em si mesmo, onde todos se autoprotegem. O problema do inchaço é mujito confundido com tamanho quando na verdade deveria ser avaliado pelo custo.

    ResponderExcluir