quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Você se indigna mais com corrupção ou com sonegação?

A corrupção impacta em 2% (dois por cento) nosso PIB, segundo pesquisador da Fundação Getúlio Vargas. Para um PIB de 4 trilhões de reais, isto é um prejuízo de 80 bilhões de reais. Para a FIESP, a corrupção dá prejuízo de 70 bilhões de reais.

Já a sonegação atinge um volume de um trilhão de reais. Divididos em cinco anos (que é o prazo para uma dívida caducar), temos um prejuízo público de 200 bilhões de reais por ano.

Por que, então, a maioria das pessoas (como você, por exemplo) se indigna tanto com a corrupção, mas não com a sonegação? Por que se organizam passeatas contra a corrupção, mas não contra a sonegação, que é 3 vezes pior?

Por que a FIESP monta uma impostura como o impostômetro, mas abriga os maiores sonegadores do país?

Você reclama da fila do SUS, como exemplo do que o governo não faz com os impostos. Mas o atendimento do SUS -- apenas uma das múltiplas faces do maior programa de saúde universal do mundo -- é uma obrigação do município. Você pede todas as notas fiscais, cujo imposto vai para o município? Inclusive em bares, médicos e dentistas?

Você se indigna com políticos corruptos, mas compra produtos contrabandeados ou sem nota fiscal?

Então, indigne-se com você mesmo.

2 comentários:

  1. Há muito tempo venho falando isso com meus amigos, especialmente aqueles que são empresários, não tem moral aquele que reclama da corrupção se a sonegação tem os mesmos efeitos. E já argumentava que o valor sonegado era muito maior do que o valor desviado pela corrupção.

    ResponderExcluir
  2. Isso parte do pressuposto que a corrupção sai "a preço de custo", o que não é verdade. Perde-se 80 mas deixa-se de ganhar 800, porque cria um ambiente de baixo moral.

    ResponderExcluir