sábado, 22 de junho de 2013

"Gastos da Copa" não são nada daquilo que motivou as passeatas

"Alemanha acordou": Movimento brasileiro usa
a mesma expressão da ascensão nazista.
Apesar de alguns questionamentos válidos sobre a Copa (excesso de cidades-sede e gigantismo de alguns estádios em cidades sem grandes torcidas), não tem consistência o argumento de que a Copa é que está tirando os recursos de educação e saúde. Aos números:
  • Orçamento do Ministério da Educação só em 2012: 74,2 bilhões (só federal, não estou incluindo recursos estaduais e municipais na área)
  • Orçamento do Ministério da Saúde só em 2012: 91,7 bilhões (só federal, não estou incluindo recursos estaduais e municipais na área) 
  • Investimentos para a Copa distribuídos ao longo de cinco anos, em todos os níveis (federal, estadual e municipal): 26,6 bilhões, dos quais apenas 7,1 bi são em estádios (nenhum do orçamento federal, que apenas concedeu empréstimos). 
  • Os demais 19,5 bi estão divididos em mobilidade urbana, aeroportos, segurança pública, telecomunicações, portos e desenvolvimento turístico. Em resumo: foram 7,1 bi em estádios dividido em cinco anos (1,4 bi por ano), contra orçamento de 74,2 bi para a educação e 91,7 para a saúde apenas no âmbito federal. 
Confiram aqui as fontes:

Rafeael Dubox, http://www.advivo.com.br/node/1416724

5 comentários:

  1. Que analogia ridícula, a questão não é só os valores mas a enfase que esta se dando a copa para iludir e manipular a população.

    ResponderExcluir
  2. Também não entendi a comparação do investimento da copa com o investimento na Educação/Saúde. Que comparação ridícula!
    E o superfaturamento nas obras? Ahhh, só 7 bilhões, né? Bem que fariam diferença na saúde, educação, transporte, etc. E cadê as outras obras? Andei em algumas cidades sede, não vi quase nada: transporte, infra-estrutura, segurança, telecomunicações, cadê?
    O que motivou as passeatas não foram só os gastos da copa. Alowwwwww.

    ResponderExcluir
  3. A comparação era feita pelos manifestantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://josecruz.blogosfera.uol.com.br/2014/01/a-fifa-nunca-mais-sera-a-mesma-depois-da-copa-no-brasil/

      Excluir
  4. http://josecruz.blogosfera.uol.com.br/2014/01/a-fifa-nunca-mais-sera-a-mesma-depois-da-copa-no-brasil/

    ResponderExcluir