quarta-feira, 20 de abril de 2016

Brasil tem a 48ª arrecadação per capita do mundo, em 2016

Abaixo está a arrecadação per capita dos principais países do mundo. Apesar de ser a 7ª economia mundial, o Brasil tem apenas a 48ª arrecadação per capita, três ou quatro vezes menor que a de países desenvolvidos.

Não caia na armadilha de economistas que comparam a porcentagem da carga tributária para sustentar que o Brasil gasta mal. Gente como Gustavo Ioshpe, que tem mestrado por Yale. Você acha que ele seria tão despreparado a ponto de cometer por engano um erro crasso destes? Não, isto é tática da zelite para manipular mentes (ele se julga elite, é elite e acha que quem deve governar é a elite).

Confesse, você caiu nesta! Achou que o Brasil tem a mesma riqueza dos países ricos e não faz as coisas por incompetência, não?

Eu caí.

Caía.

Fui fazer as contas para ver se era isto mesmo. Não era nada do que diziam.

Cara, que grande sacanagem esses caras fazem! Eles usam os valores errados só para confundir! Atitude desonesta, maucaratista, manipuladora, corrupta!

A conta tem que ser feita pela arrecadação por cabeça (per capita). É daí que sai o dinheiro de verdade para os governos fazerem as coisas.

Este valor eu mostro abaixo.

Peguei os dados da organização ultraconservadora The Heritage Foundation, 2016, pra não dizerem que são dados falsos.

Particularmente, achei muito alto o PIB capita brasileiro (na Wikipedia está um pouco menor), mas são os dados deles. Eu só reordenei a planilha.

Um comentário: